App’s de tradução – 3 fundamentais para viajar…

I_don't_understand.gif

Os meus pais foram há cerca de 1 mês à Rússia. Vinham muito impressionados com a riqueza dos museus, dos palácios, com a beleza de S. Petersburgo e a quantidade enorme de pessoas que ali vivem distribuídas em “ilhas” ligadas por pontes. Pode dizer-se que vinham encantados. Paralelamente vinham também estarrecidos com a dificuldade em comunicar com os Russos. Segundo explicavam, os Russos, na sua maioria claro, não falam qualquer língua para além da nativa.

Andar por lá confortavelmente implica ter-se um guia. A guia deles falava Espanhol e Russo e a sua presença junto do pequeno grupo era imprescindível para conseguirem interagir com os locais.

Numa determinada altura, a guia seguiu num primeiro táxi com parte do grupo, enquanto outros ficaram perdidos no segundo táxi, nas ruas de S. Petersburgo. Ficaram aflitos, alguns em pânico – o taxista só encolhia os ombros, onde queriam ir? Onde pretendiam ficar? Foram momentos de aflição, a barreira linguística a barrar a comunicação necessária….

Será necessário que seja assim, nos dias de hoje? Não, claro que não! Existem ferramentas de apoio, existe toda uma tecnologia que pode e deve ser usada em nosso favor.

Tal como o passaporte, o bilhete de avião e os voucher de hotel são fundamentais nas nossas viagens, também o telemóvel com as App’s certas e o carregador são um must have.

Que aplicações poderemos descarregar para o nosso telemóvel para que estas situações não aconteçam? Aqui ficam 3 App’s de tradução que recomendo.

  1. googletrasnlate Google Tradutor– É um aplicativo gratuito em Android e iPhone. Foi eleito como o melhor da categoria ‘Mais Idiomas’. Consegue traduzir textos para 90 idiomas diferentes. Pode ainda guardar algumas traduções nos favoritos, funcionando para referência futura. Como vantagem a sua capacidade de interligar os dados e saber diferenciar expressões populares da tradução literal. (pontuação 4.4)
  2. Jibbigo Tradutor .pngiTranslate – é uma App gratuita para Android e iPhone, na forma base, e paga (cerca de 6,99€) na versão premium. Permite a qualquer utilizador falar mais de 90 idiomas, entre os quais o português, seja através da tradução avulsa de palavras, seja de frases inteiras ou até de textos completos. Tem ainda dicionários e saída para voz. Na versão paga pode falar-se em vez de escrever. (pontuação 4.4)
  3.  lexifone.pngLexifone – É um aplicativo gratuito e cria a tradução para o idioma pretendido, com a sua voz real e não com uma voz digital. Ideal para quem quer utilizar este tipo de aplicativo em chamadas telefónicas, uma vez que não irá parecer algo muito artificial. Foi eleito o melhor aplicativo para “Conversas Longas”. (pontuação 3.6)

gift from here

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s