Túberas, túberas e mais túberas – uma iguaria que abunda por estes lados

Ultimamente entram em nossa casa quantidades enormes de túberas. Algumas consomem-me aqui mesmo, outras são oferecidas a amigos. Todos querem provar e cada um tem a sua receita: túberas com ovos, túberas de escabeche, túberas-à-minha-maneira, túberas-não-posso-contar-como-faço…

No Alentejo e em algumas zonas do Ribatejo existem, nos campos, entre os meses de Fevereiro e Abril, bastantes túberas. O importante é saber onde as encontrar e o meu marido sabe! Não só sabe onde existem, como também como as encontrar e apanhar. E sempre que tem algum tempo, ocupa os seus fins-de-tarde nessas lides.

Para quem não sabe, túberas são uma variedade de trufas, embora menos aromáticas e menos intensas que as de montanha, com um sabor suave e delicado. E para esclarecer, já que existem muitas duvidas sobre esta questão – trufas são cogumelos subterrâneos.

Conhecer os sítios onde existem túberas, saber apanhá-las, prepara-las e cozinha-las está sempre associado a algum secretismo. Passar este conhecimento é quase um ato de generosidade – de quem sabe para quem quer aprender.

Quanto à sua conservação – Há quem as congele inteiras e vá descongelando à medida que precise. Cá em casa as túberas são logo descascadas e limpas, fritas em azeite e alho e só depois congeladas. Assim é mais fácil ir utilizando

.

Quer aprender a apanhar? Esta é uma atividade muito interessante. Encontrei em Mértola aqui http://www.ecoland.pt/newsletters/modelo1/news.php?id=9, mas também costumam organizar perto de Montemor-o-Novo.

No dia 22 de Abril destaque para o Jantar no Restaurante L’and Vineyards em Montemor-o-Novo, elaborado pelo Chef Miguel Laffan, com a brás de túberas e espargo silvestre do Alentejo para entrada, arroz de peixe de Alcácer do Sal com túberas em escabeche e sobremesa degustação de doces conventuais com “crumble” de canela, espuma de sericaia e gelado de arroz-doce, terminando com infusões Land. Preço por menu  é de 45 € pax, com suplemento de vinhos Lima Mayer 15€. Reservas: Tel: +351 266 242 400 | email reservas@l-and.com

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s