Viajar com crianças no carro – guia para a sobrevivência… dos pais

Viajar com crianças dá mais trabalho, sobretudo se forem grandes distâncias. As distrações em viagem, o trajeto e a necessidade de mais pausas são alguns dos aspetos a considerar. O carro por exemplo, deve deixar de ser encarado apenas um transporte para passar a ser visto agora como um centro lúdico (!).

As crianças passam por diversas fases durante a viagem: desde ficarem agitadas, com fome, precisam de fazer xixi, ficarem maldispostas e quererem vomitar, vomitarem mesmo (!), brigarem-se com os irmãos, ou simplesmente resmungarem motivadas pelo tédio e por estarem há demasiado tempo sentadas…. Isto significa que se não organizarmos bem a viagem, ela pode tornar-se um inferno para todos.

8 dicas para tornar tudo mais fácil..em viagens de longo-curso:

CARRO: deve estar em perfeitas condições, de modo a evitar imprevistos durante a viagem. Vá até a um stand e veja os níveis de água e óleo. Veja o ar dos pneus e já agora limpe o carro, não há nada melhor do que começar uma viagem com o carro limpo.

Para as crianças mais pequenas é importante olhar-se para as cadeirinhas. Veja se são confortáveis. Se estiver entre uma cadeirinha com encosto e uma apenas de sentar (entre os 5-7 anos), opte pela de encosto, vai ser muito útil durante o sono, servindo de apoio à cabeça.

LEVAR: Leve almofadas normais ou encostos de cabeça, mantas polares e sacos para os enjoos. Leve também toalhitas e um saco plástico (nunca se sabe e pode ser tãoooo útil).

Não se esqueça também dos seus livros, brinquedos, DVD portátil ou tablet com jogos, para que se mantenham distraídos e calmos.

NÃO COMER NO CARRO: Evite comer dentro do carro: É perigoso para as crianças porque se podem engasgar, evita enjoos e evita também sujar o carro. Refeições leves e pequenas paragens para comer, beber água e ir à casa de banho são a solução perfeita. Mas mesmo assim leve consigo água (sempre) e um pacote de bolachas (as Maria são sempre a minha eleição), é o chamado farnel-emergência.

VIAGEM DE NOITE: Se as crianças forem particularmente difíceis, aproveite a noite. Viajar enquanto as crianças dormem é uma boa solução. Vão a dormir (não chateiam nada!) e não dão pelos quilómetros.

FALE COM AS CRIANÇAS: Explicar que se vai fazer uma viagem longa, e mostrar que pode ser divertido, que vamos ver paisagens diferentes e motivar para a descoberta pode ser benéfico. O que nunca se deve fazer é excita-los para o destino porque se tornam particularmente desassossegados.

PARAR DE VEZ EM QUANDO: No mínimo a cada 2 horas e meia ou 3 horas, para que a criança se mexa e possa esticar as pernas. Os adultos e sobretudo o condutor também ganham ao fazer a paragem, aumentando o seu nível de atenção e destreza a conduzir.

NÃO SEJA (demasiado) PASSIVO: Invente brincadeiras para passar o tempo. Se as crianças estiverem impacientes pode sempre contar uma história. As minhas sempre adoraram históricas familiares…”a tia que um dia fez isto..”, “os avós um dia levaram-nos a tal sitio e aconteceu…”

Podem também jogar jogos em família, como por exemplo: o Jogo dos animais, e que um diz características de um animal até os outros adivinharem; O jogo dos carros, em que cada um escolhe uma cor e conta os carros que passam até chegarem ao número 20. Use a criatividade…mas tudo com bom senso, se não lhe apetecer podem apenas ir calados. Até porque gerações de crianças sobreviveram perfeitamente a longas viagens de carro sem muitas distrações.

PRIMEIROS – SOCORROS: deve sempre levar consigo os remédios básicos para as crianças e os seus documentos de saúde. Benuron, Brufen, Ultra-levur e pomada para as picadas são os meus básicos.

Anúncios

3 comments

  1. Excelentes dicas!! Faço-as quase todas. Uma das cerejinhas enjoa em viagem e eu ando sempre munida de toalhas e fraldas de pano do mano para apanhar o vomitado. Entretanto, falaram-me dos sacos para os enjoos, como aqueles dos aviões, mas não sei onde hei-de comprar disso. Um saco normal não é bem a mesma coisa porque é mais largo e ela não o deve conseguir segurar bem. Obrigada!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s