Campos de férias – católicos, aventura, estudo? 

large.jpgRecebi do CAMTIL a mensagem “infelizmente a vossa família não foi selecionada no sorteio de 2016 para novos sócios do Camtil…”. É o segundo ano que recebo esta mensagem, que depois de informar que não fomos selecionados nos convida educadamente e de forma sincera a não desistir e a continuarmos a tentar.

Não sei se estão por dentro da temática mas para que as nossas crianças-jovens possam participar num campo de férias do Camtil é preciso que a família seja sócia. Este ano parece que se candidataram a ser associadas 700 famílias, das quais foram aceites cerca de 70… e nós não fomos uma delas.Não sabemos se vamos continuar a tentar (só temos que decidir em Dezembro), para já temos que encontrar outras alternativas. Para já aconselho a quem tenha crianças pequenas e gostasse que elas fizessem estes campos mais tarde, a iniciar as suas tentativas de ser família Camtil já.

E digo para já porque embora a oferta de campos de férias seja grande, os campos de cariz católico são poucos para tão grande procura.Estes campos de férias de inspiração católica aliam à vertente das atividades lúdicas, dos jogos, caminhadas e atividades radicais uma outra componente que é a espiritual. Neste campos de férias co-existem desporto, natureza, brincadeira e convívio, com alguns momentos de reflexão, de oração light (acompanhados de cantorias e pequenas leituras)e momentos de partilha. A junção é perfeita…pelo menos para nós cá em casa, claro! E é sobre estes que vou falar…num próximo post falarei dos outros que também já experimentámos.foto_carracas(foto http://www.carracas.pt)

Tenho uma amiga que é “tia” de campo. No fundo predispõe-se, com o marido e os 5 filhos a serem “tios” de um grupo de jovens. Durante 1 semana vão para o campo, acampados ou acantonados com mais alguns 30 jovens e em conjunto com outros animadores fazem várias atividades, mas no meio, durante e entremeado com as muitas atividades, falam de “assuntos complicados” e dismistificam outros assuntos, que para muitos jovens não são falados abertamente, sobretudo não são falados com adultos. A experiência é boa, é ótima e eles vêm sempre felizes, descomplicados  e mais esclarecidos.

Afinal existem outros jovens que pensam da mesma maneira e adultos, que partilham a sua experiência de vida de forma aberta, sem tabus. Os pais também agradecem porque sabem que muitas vezes são os de fora e não os de dentro quem consegue educar (em áreas como O Outro, a sexualidade na adolescencia, a entrega, a gratidão…), que consegue transmitir informação e comunicar com os nossos filhos. Mas ficam satisfeitos, sobretudo porque nos campos, o fazem da forma que este país católicos concordam, gostariam e com a qual se revêem.

12196102_914999335242550_2803824809622357522_n.jpg

foto http://camposdeferiascatolicos.weebly.com/

Aqui deixo alguns campos de férias de inspiração católica para que possam dar uma vista de olhos:

Camtil – www.camtil.pt

Carraças – http://www.carracas.pt/

SAIREF – sairefqv.blogspot.com; sairefvalada.blogspot.com/2011/06/camposairef-valada-2011.html

Gambozinos – http://gambozinos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=138&Itemid=59

Campo do Bosque – http://campodobosque.blogspot.pt/

Milonga  (12-14 anos) – www.milonga.paroquiadoestoril.com

Pegadas, Tipi, Crecê, Pirilampos, Majune, Tochas

e mais outros cerca de 15 campos.

DSC_0441.JPG

Anúncios

One comment

  1. […] Mimei-me e fui até ao cabeleireiro, depois jantar familiar só com os que estavam ali e no meio disto tudo recebi mais um presente, aliás uma carta, que dizia: “…são agora família CAMTIL…“. Que boa surpresa, as minhas miúdas, depois de 3 anos a tentar, vão agora poder fazer o tão desejado CAMTIL , que eu já falei no post sobre campos católicos aqui […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s