Ida à Neve? É hora de começar a marcar…e a sonhar 

thumb_1115__lightbox

Com a entrada no Inverno é altura de pensar nas suas “férias de Inverno”. De dezembro a março podemos e devemos tirar uns dias de férias para recuperar forças até ao Verão. Não concordam?

Em vários países da Europa e pelo mundo fora, as “férias de Inverno” são tão ou mais importantes que as “férias de Verão”. Aqui em Portugal as férias de Verão continuam a ser de facto as mais importantes, mas existem já muitos portugueses que se renderam às delicias da neve e do ski, fazendo uma passagem obrigatória por lá todos os Invernos.

Confesso que adoro “ir à neve” praticar ski,  e desfrutar de um bom apré-ski, que significa poder desfrutar de uma cerveja na esplanada do hotel, fazer um spa. Hummm haverá melhor? Não o faço todos os anos (com pena) mas sempre que posso lá vou eu.DSC03785

Comecei a experimentar o ski quando tinha cerca de 15 anos. Fui em família, mas nessa altura como filha! Fomos com uns amigos dos meus pais que já faziam ski há muito tempo e ficámos alojados num albergue de montanha perto de Baquera Beret. Foi maravilhoso, aprender a fazer esta atividade desportiva tão diferente, ouvir a frase “mira las rodillas” vezes sem conta, passar de fazer “em cunha” para fazer ski “em paralelas”. As risadas, as quedas, as idas aos bares depois de sair das pistas, tudo é fantástico e …ficou o bichinho.

Boy and girl (4-6) skiing downhill, rear view

Na neve pode-se ficar alojado em apartamento ou em hotel. Já fiquei das duas formas: Em apartamento ficava quando ia com grupos de amigos, na adolescência. A mesada era curta, o dinheiro não abundava (e assim continua…) e a vontade de ir era muita. Juntando tudo só dava mesmo para ir para apartamento e daqueles baratos. Era giro na mesma…os pais faziam uns pratos de comida para os jantares, juntávamos uns leites, barritas de cereais e chocolates para levar para as pistas, roupa de ski emprestada, assim como skis e botas de ski (sempre que possível) e lá íamos.

Nos últimos anos tenho ficado em hotel, com meia pensão e forfait incluídos e confesso que desfruto muito. Normalmente os hotéis de montanha são mais perto das pistas. Para quem vai com crianças, estar mais perto significa que elas têm que carregar menos os skis, batons e andar menos com aquelas botas que mais parecem do espaço, o que significa também que temos que ouvir menos queixas. Ficar num hotel em sistema de Meia Pensão significa também que não temos que nos preocupar com comidas (ui esta é mesmo uma vantagem) e podemos chegar e desfrutar das varandas, dos spas, dos ginásios ou ficar no quarto a fazer-nada. É muito bom, até porque quando chegamos das pistas estamos estafados.

Os preços são diferentes, é um facto, sobretudo para quem tem famílias muito numerosas, com 4 ou mais filhos, mas …façam mesmo as contas porque podem ter uma agradável surpresa!

Costumo marcar as férias com uma prima, gestora turística que organiza grupos todos os anos, tem muita experiência e consegue preços muito bons (posso passar o contacto). Mas numa primeira abordagem espreitem o site da SporSki em http://www.sporski.com/

Para que os preços sejam mais baixos será interessante tentarem ir em época média/baixa e este ano a segunda semana de férias das nossas crianças (27 de Março) já é considerada época baixa, o que significa que os preços descem abruptamente.

As crianças até 12 anos têm em muitos hotéis descontos especiais e em alguns nem sequer pagam!

É importante quando fizerem contas, acrescentarem aulas ou cursilhos para as crianças (aconselho mesmo, elas aqui aprendem a uma velocidade inimaginavel que jamais aprenderiam connosco) e equacionem comprar à cabeça os almoços nas pistas, bem como alugarem o equipamento (batons, skis, botas e capacete). Tudo isto comprado com antecedência pode significar importantes poupanças.

Kids-Ski-School-on-the-Wiedersbergerhorn-cAlpbachtal-Seenland-Tourismu...Depois de definidas todas estas questões e marcada a neve é só esperar pela semana … e sonhar!

Dicas sobre o que levar na mala fica para outro post.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s